top of page

Você não encontrará a própria voz se não a usar.

Screenshot_2.png

O que levar em consideração ao se criar um e-book

Preciso começar esse texto dizendo que sou chata. Eu gosto de coisas visualmente bonitas. E me incomoda ver essa onda de e-books na internet que são simplesmente uma maçaroca de textos com uma fonte grande para dar volume. Mas isso não torna necessariamente o material ruim, só eu que sou chata mesmo.

Mas calma, vamos começar do começo. O e-book aplicado ao marketing tem sido algo muito usual como "isca" na internet. Essa isca visa criar uma relação de troca entre quem produz e quem consome. Eu entrego um conteúdo de valor em troca de seu e-mail.


A partir daí, quando você foi "fisgado" (eu não curto muito essa analogia), você se torna um lead. É engraçada essa leve desumanização e gourmetização

Created by macrovector

do público. Leads nada mais são (segundo a tia Wikipédia) do que "contatos que demonstraram interesse por algum tipo de produto ou serviço". Pessoas que querem ouvir sobre o assunto que você tem a dizer. São clientes em potenciais, por que demonstram ter interesse no assunto que você trata.

Mas não basta ter interesse. Se você me parasse na rua eu diria que estou com pressa e nem escutaria o que você tem a dizer. Não necessariamente a dinâmica vai ser essa, as vezes é como se a pessoa estivesse numa feira buscando algum assunto (aí tem mais chances dela parar no seu stand). Mas a ideia é que o e-book vem sendo usado forma atrair a pessoa com algo que eu considero beeeeem convincente: dando algo de graça. No caso, um e-book. Uma representação digital de um livro. Mas aqui a internet criou um pulo do gato. No supermercado se estão dando comida para experimentar, você pode comer e ir embora. No caso do e-book você precisa dar algo em troca. A dinâmica é: me passa seu contato que eu te mando um livro.

Diferente da vida real, que você só come o produto e vai embora, aqui você dá algo em troca e é preciso que você dê algo que realmente valha a pena. É o que chamam de conteúdo de valor. Isso acontece por que você vai começar a usar o e-mail da pessoa para divulgar seu conteúdo. E eu não ia querer receber e-mails de alguém que não me agregou em nada. Então fique ligado por que a pessoa tem o poder de se descadastrar da sua lista de e-mails ou te mandar pro spam.

Muitas vezes, quando eu vejo alguém dando um e-book, eu baixo só pra ver "qual é de merma". E como eu disse no início: eu sou chata. A primeira coisa que eu olho é a formatação do e-book. Não é difícil fazer um e-book simples, dá pra fazer até com o Word. Mas o que eu fico pensando é: será que as pessoas realmente leem tudo? Quando eu pego um e-book que é só texto, texto, texto, com uma fonte feia e uma letra enorme, eu nem me dou ao trabalho de ler. Mas isso é por que eu sou chata.

Mas calma amigo, o objetivo central é ter um conteúdo de valor. Nesse caso se eu acho feio e não leio, quem perde sou eu. E também você, mas não é como se você estivesse fazendo tudo errado. Talvez você só precise dar um melhorada na estética. Colocar uma roupa bonita, passar um perfume, por que o essencial você já tem.

O objetivo desse texto não é gerar uma ansiedade de que você tem que ter o conteúdo mais lindo da face da terra, tem que investir litros em design, nem nada do tipo. Eu sou visual, mas tem muita gente que não é e vai dar uma chance ao seu conteúdo se ele for bom. O que eu quero mostrar aqui é que o e-book simplão cheio de texto de valor é o seu mínimo produto viável. Ou talvez sua mínima isca viável! O mínimo que você precisa pra ter um e-book é um texto com conteúdo relevante para as pessoas. Só depois disso que você vai pensar em outras formas de chamar atenção do seu público.

O foco é fazer você pensar em não apenas criar seu e-book textão e largar lá. É sempre tentar evoluir 1%. É tentar cativar o público com elementos visuais que facilitem a leitura, por que eu acredito que na internet a palavra de ordem é facilitar a vida das pessoas. Então, com a quantidade imensa de e-books sendo distribuídos para todos os lados eu acredito que o seu tem que ter um diferencial. E pra mim um e-book bonito e fácil de ler tem um baita diferencial.


Ps: Falou a menina que transformou esse post em um grande textão! 🤷‍♀️

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page